BioVisitas

Contador free

Bem vindo ao BioBlog !!!

Bem vindo ao nosso blog, aqui focaremos em tudo relacionado a certos tipos de invertebrados.

Tentaremos proporcionar a vocês atualizações constantes para se manterem informados sobre os mais primitivos seres e seus filos.

Aproveitem !

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Filo: Cnidários

 - Introdução:

   Bom, para começar nossa postagem sobre este filo, vamos falar sobre algumas de suas características gerais. Os cnidários são animais mais evoluídos do que os poríferos (na escala de evolução), mas são menos complexos que todos os outros. Durante muito tempo, foram confundidos com plantas, pela semelhança de muitas espécies com flores. São divididos em 3 classes: hidrozoários, cifozoários e antozoários, mas não aprofundaremos esta parte.


   Este filo é representado por seres aquáticos: águas-vivas, hidras, anêmonas, caravelas e corais, e existem de duas formas: na forma de medusa (quando o blastóporo – abertura da gástrula – fica para baixo) e na forma de pólipo (quando o blastóporo fica para cima). Quanto à filogenia, são animais diblásticos, radialmente simétricos, deuterostômios, acelomados, possuindo uma peculiaridade: a cavidade gastrovascular.

   2°- Estrutura:

   Esses animais não têm sangue, portanto a excreção das excretas, resíduos sólidos é feita diretamente na água, por difusão. Possuem sistema nervoso difuso, ou seja, possuem células nervosas independentes, espalhadas pela estrutura, o que quer dizer que estes serem somente reagem a estímulos, por reflexos. Com relação à nutrição, possuem tubo digestório incompleto, sem ânus.

   O corpo é revestido por duas membranas, a epiderme e a gastroderme, onde células específicas realizam funções específicas. Aí estão elas:

   --> Células mioepiteliais: ligadas ao sistema nervoso (difuso), funcionam como músculos, que contraem o corpo (reflexos).

   --> Células intersticiais: são aquelas que são capazes de originar outras células, assim como as células tronco do nosso corpo.

   --> Cnidócitos: são as células que realizam a proteção do animal, células de defesa, que liberam uma substancia urticante, quando ocorrido o atrito.

   --> Células digestivas: células que realizam a digestão do alimento.

   3°- Reprodução:

   Os cnidários podem ser hermafroditas ou dióicos (os dois sexos separados), e podem se reproduzir tanto sexuada quanto assexuadamente. Reproduzindo-se sexuadamente, os espermatozóides são liberados na água, penetram no outro indivíduo, fecundam o óvulo e originam um embrião que posteriormente se desprende e forma um novo indivíduo. Já da maneira assexuada, a reprodução é realizada por brotamento.

   Há uma particularidade nos cnidários em relação à reprodução: se reproduzem também por metagênese, onde inicialmente o pólipo se reproduz assexuadamente por estrobilização, originando as medusas, e depois estas se reproduzem sexuadamente, produzindo gametas para a formação do zigoto, que por sua vez evolui para a larva ciliada (plânula). Esta larva nada livremente até se fixar no substrato, formando um novo pólipo. O processo como um todo, ocorre como um ciclo.

  
   Bom, isso é tudo. Lembre-se de verificar a parte de Curiosidades aqui em nosso blog para ver coisas que os livros não falam. Obrigado pela visita !

0 Biocomentários:

Postar um comentário

 
footer