BioVisitas

Contador free

Bem vindo ao BioBlog !!!

Bem vindo ao nosso blog, aqui focaremos em tudo relacionado a certos tipos de invertebrados.

Tentaremos proporcionar a vocês atualizações constantes para se manterem informados sobre os mais primitivos seres e seus filos.

Aproveitem !

sábado, 10 de julho de 2010

Filo: Anelídeos

12 Biocomentários
1°- Introdução:

   Para terminar nossas postagens dessa matéria, vamos agora falar do filo anelídea. Esses animais – mais evoluídos que todos já citados aqui – têm uma característica muito importante na evolução: o corpo segmentado em anéis, com cerdas (com excessões) representando o filo (anelídeos). Em relação à filogenia, são animais triblásticos, protostômios, celomados, biláteros e, como já citado, segmentados. Poucas pessoas sabem, que são vermes, representados pela minhoca, sanguessuga e a nereis. O filo é dividido em três classes:

-->Oligoquetas: com poucas cerdas de quitina, terrestres ou dulcícolas, respiração cutânea e possuem clitelo, um órgão reprodutivo. Ex: Minhoca

-->Poliquetas: com muitas cerdas quitinosas, geralmente marinhos, possuem parapódios. Respiração branquial e sexos separados. Ex: Nereis.

-->Aquetas ou hirudíneos: sem nenhuma cerda, dulcícolas, respiração cutânea, possuem ventosas para fixação e locomoção. Ex: Sanguessuga.

2°- Estrutura:

Vamos tomar como modelo de estudo a minhoca, ok?

-->Sistema excretor: é constituído por metaídeos, que filtram as excretas do líquido presente no celoma, eliminando-as pela superfície do corpo do animal.

-->Sistema digestório: completo, formado por boca, faringe, papo, moela - que tritura os alimentos - intestino e ânus. Nutre-se de matéria orgânica existente no solo.

-->Sistema nervoso: possuem sistema nervoso ganglionar (gânglios nervosos), com cordões nervosos. Os gânglios cerebróides conectam-se com os gânglios superfaríngeos, localizados acima da faringe. Esses dois gânglios ligam-se ao cordão nervoso ventral que se estende até o último segmento corporal.

-->Sistema respiratório: respiração cutânea indireta, onde o oxigênio penetra por difusão através da superfície, sendo transportado pelo sangue às células. O gás carbônico produzido nos tecido penetra no sangue, que o conduz até os capilares superficiais que fazem a troca com o ambiente.

3°- Reprodução:

   As minhocas são hermafroditas de fecundação cruzada. Normalmente elas cruzam à noite, quando aumenta a umidade e a temperatura diminui. A parte do corpo responsável pela fecundação é o clitelo, que armazena os gametas em um material gelatinoso até que cheguem ao substrato.

   Bom, é isso então pessoal. Espero que tenham aproveitado tudo que nós postamos aqui em nosso blog, e usem isso para se dar bem nas provas. Obrigado por visitar nosso blog, agradeçemos a preferência !!!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Filo: Nematódeos (Nematelmintos ou Asquelmintos)

9 Biocomentários
1°- Introdução:

   Os nematódeos são animais que possuem algumas características onde começa a evolução destas nos filos. Vamos começar com alguns aspectos básicos? Os nematódeos ou asquelmintos têm o corpo cilíndrico, famoso por se parecer com um tubo dentro do outro. São animais triblásticos, pseudocelomados, ou seja, um falso celoma (mesoderme revestindo apenas a ectoderme), com simetria bilateral e sem segmentação. O mais conhecido por nós é a lombriga, mas também são representados pelo ancilóstomo e a filaria.

   Antes de falarmos de suas estruturas, vamos analisar primeiro a relação dos vermes nematelmintos ou nematódeos e suas respectivas doenças:

Ascaris lumbricóides <---> Ascaridíase

Ancylostoma duodenale <---> Ancilostomose (amarelão)

Necator americanus <---> Necatorose (amarelão)

Wuchereria bancrofti <---> Filariose (elefantíase)

Enterobius vermicularis <---> Enterobíase (oxiuríase)

Strongyloides stercoralis <---> Estrongiloidíase

Trichiura trichiuris <---> Tricuríase

2°- Estrutura:

--> Sistema excretor: O sistema excretor dos vermes nematódeos é simples, sendo constituído por células em forma de H (renetes) que levam as escretas até o poro que se abre na pele.

--> Sistema digestório: O sistema digestório desses animais é uma das maiores características desse filo, junto com o pseudoceloma. Pela primeira vez, em toda evolução dos animais, o tubo digestório é completo, com boca e ânus(cloaca, nos machos).

--> Sistema nervoso: Formado por um anel em volta do esôfago de onde partem fibras nervosas para o restante do corpo.

--> Sistema respiratório: respiração feita por difusão, através da pele úmida.

3°- Reprodução:

   Possuem sexos separados, diferenciando-se pelo ânus, na fêmea, e a cloaca, no macho. Se inrroscam na reprodução, liberando os gametas, onde a fecundação ocorre no corpo da fêmea. Apesar de quê os nematódeos (ou nematelmintos) serem o filo que começam uma "revolução" em termos de evolução, eles apresentam poucas características, mas são essas poucas que fazem dos nematódeos seres únicos.

   Bom, isso é tudo ! Até a próxima postagem !
 
footer