BioVisitas

Contador free

Bem vindo ao BioBlog !!!

Bem vindo ao nosso blog, aqui focaremos em tudo relacionado a certos tipos de invertebrados.

Tentaremos proporcionar a vocês atualizações constantes para se manterem informados sobre os mais primitivos seres e seus filos.

Aproveitem !

terça-feira, 29 de junho de 2010

Filo: Platelmintos

5 Biocomentários
 1°- Introdução:

   Bom, esse filo que vamos falar agora é bem peculiar, pois é aonde os vermes começam a evoluir! Vamos começar pela filogenia:
Os platelmintos são seres triblásticos, acelomados, protostômios, biláteros e não são segmentados. Estes seres são dorsoventralmente achatados, ou seja, tanto no dorso quanto no ventre. Possuem tubo digestório incompleto, com exceção da tênia, que não possue tubo digestório e da planária, em que o tubo é  ramificado. Representados por tênias, esquistossomos e planárias, são divididos em três classes:

--> Tuberlários: são vermes hermafroditas, de vida livre, que possuem grande capacidade de regeneração, como no caso das planárias.

--> Trematódeos: vermes ecto ou endoparasitas, que possuem ventosas para fixação, como no caso do esquistossomo.

--> Cestódios: vermes endoparasitas, que possuem ventosas e ganchos para a fixação no intestino do hospedeiro.

*Como cada ser vivo representante deste filo é muito particular, vamos tomar como o nosso exemplo a planária, ok?

 2°- Estrutura:

--> Sistema excretor: na escala evolutiva, as estruturas excretoras surgem a partir dos platelmintos. A planária, nosso exemplo, possui um sistema excretor muito particular, onde a liberação de suas excretas é feita pelas células flama, que coletam os resíduos produzidos nas células corporais e eliminando-os pelos poros, através dos pulsamentos dos cílios desta.

--> Sistema digestório: o sistema digestório das planárias é exclusivo destes seres. Este (tubo digestório) é ramificado - já que a planária não possui sistema circulatório e portanto, tampouco sangue -, para que os alimentos possam chegar a todas as áreas do corpo do animal.

--> Sistema nervoso: estes animais possuem o sistema nervoso concentrado na região cefálica(da cabeça), com dois gânglios nervosos.

--> Sistema respiratório: na planária, a respiração é feita por difusão, passando de uma célula para outra.

Um esquema bem explicado sobre a morfologia da tênia, dos cestódeos.

3°- Reprodução:

   A reprodução desses animais é particular de cada classe, portanto, vamos uma a uma ok ?

--> Classe tuberlária(planária): são hermafroditas e fazem fecundação cruzada - sexuada / fissão - assexuada (a auto fecundação é muito rara). Os dois poros genitais se unem, cada um introduz o pênis na abertura genital do outro, onde os óvulos são fecundados e lançados para fora pelo poro genital. O seu desenvolvimento é direto, pois os zigotos eclodem (se partem) formando novas planárias jovens.

--> Classe trematoda(esquistossomo): o animal é dióico (possui os dois sexos), onde a fêmea vive numa cavidade do macho chamada canal ginecófaro. Fazem fecundação cruzada e interna, onde os ovos saem pelas fezes do hospedeiro.

--> Classe cestódea(tênia): as proglótides, estruturas do animal que possuem os dois sexos (hermafroditas). Após a fecundação as proglótides “maduras” se desprendem e saem pelas fezes, cujas larvas são os cisticercos.

 Bom, aposto que você já esta cansado de ouvir isso mas, lembre-se: cheque sempre que puder a seção Curiosidades para saber coisas que os livros não
falam. Fiquem ligados !

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Filo: Cnidários

0 Biocomentários
 - Introdução:

   Bom, para começar nossa postagem sobre este filo, vamos falar sobre algumas de suas características gerais. Os cnidários são animais mais evoluídos do que os poríferos (na escala de evolução), mas são menos complexos que todos os outros. Durante muito tempo, foram confundidos com plantas, pela semelhança de muitas espécies com flores. São divididos em 3 classes: hidrozoários, cifozoários e antozoários, mas não aprofundaremos esta parte.


   Este filo é representado por seres aquáticos: águas-vivas, hidras, anêmonas, caravelas e corais, e existem de duas formas: na forma de medusa (quando o blastóporo – abertura da gástrula – fica para baixo) e na forma de pólipo (quando o blastóporo fica para cima). Quanto à filogenia, são animais diblásticos, radialmente simétricos, deuterostômios, acelomados, possuindo uma peculiaridade: a cavidade gastrovascular.

   2°- Estrutura:

   Esses animais não têm sangue, portanto a excreção das excretas, resíduos sólidos é feita diretamente na água, por difusão. Possuem sistema nervoso difuso, ou seja, possuem células nervosas independentes, espalhadas pela estrutura, o que quer dizer que estes serem somente reagem a estímulos, por reflexos. Com relação à nutrição, possuem tubo digestório incompleto, sem ânus.

   O corpo é revestido por duas membranas, a epiderme e a gastroderme, onde células específicas realizam funções específicas. Aí estão elas:

   --> Células mioepiteliais: ligadas ao sistema nervoso (difuso), funcionam como músculos, que contraem o corpo (reflexos).

   --> Células intersticiais: são aquelas que são capazes de originar outras células, assim como as células tronco do nosso corpo.

   --> Cnidócitos: são as células que realizam a proteção do animal, células de defesa, que liberam uma substancia urticante, quando ocorrido o atrito.

   --> Células digestivas: células que realizam a digestão do alimento.

   3°- Reprodução:

   Os cnidários podem ser hermafroditas ou dióicos (os dois sexos separados), e podem se reproduzir tanto sexuada quanto assexuadamente. Reproduzindo-se sexuadamente, os espermatozóides são liberados na água, penetram no outro indivíduo, fecundam o óvulo e originam um embrião que posteriormente se desprende e forma um novo indivíduo. Já da maneira assexuada, a reprodução é realizada por brotamento.

   Há uma particularidade nos cnidários em relação à reprodução: se reproduzem também por metagênese, onde inicialmente o pólipo se reproduz assexuadamente por estrobilização, originando as medusas, e depois estas se reproduzem sexuadamente, produzindo gametas para a formação do zigoto, que por sua vez evolui para a larva ciliada (plânula). Esta larva nada livremente até se fixar no substrato, formando um novo pólipo. O processo como um todo, ocorre como um ciclo.

  
   Bom, isso é tudo. Lembre-se de verificar a parte de Curiosidades aqui em nosso blog para ver coisas que os livros não falam. Obrigado pela visita !

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Aviso !

27 Biocomentários

   Bom, estamos postando apenas para avisar que futuramente iremos postar a matéria em relação aos cnidários. Nós agradeçemos por todas as visitas à nosso blog, ficamos surpresos ao ver que mais de 800 pessoas visitaram nosso blog até o momento.

   Para não deixar essa postagem muito sem graça, aqui vai um link onde você pode treinar seus conhecimentos adquiridos em nosso último post. Aproveitem !!!


http://pessoal.educacional.com.br/ui/4380001/852527/1250100467808.doc

terça-feira, 15 de junho de 2010

Filo: Poríferos (Porifera)

1 Biocomentários
 1°- Introdução:

    Os poríferos são considerados os animais mais primitivos, por terem uma filogenia isolada em relação aos outros. São animais muito particulares, comumente colocadas no subreino parazoários, por não terem tecidos verdadeiros. Não possuem sistema nervoso, o que já os difere de todos os outros filos. Apesar de terem representantes dulcícolas, os poríferos são, em sua maioria, marinhos. São filtradores, e possuem digestão intracelular. Possuem três tipo: o áscon, a esponja mais primitiva, o sícon e o lêucon, considerados mais complexos do que a primeira devido à complexidade de sua estrutura e seus canais de circulação de água.

  2°- Estrutura:

   Possuem um esqueleto formado pela espongina, uma substância porosa e leve que retém os líquidos. Além disso, possuem várias células que realizam funções diferentes, que juntas, ajudam no funcionamento do organismo. Aí estão elas:


--> Coanócitos: Dotadas de um flagelo, células responsáveis pela captação do alimento através da fagocitose.

--> Amebócitos: Além de outras funções, como a produção de espículas calcárias, secreção de espongina, produção de mesogléia e regeneração, a principal é a distribuição do alimento para o resto das células do organismo.


--> Pinacócitos: Células responsáveis pelo revestimento da esponja, que formam a pinacoderme, além de realizar a respiração, feita pela difusão dos gases.


--> Porócitos: São células formadoras dos poros, por onde a água passa e circula pela espongiocele, junto com o alimento e os gases (cavidade do animal).

Outras particularidades:

--> Ósculo: Abertura por onde a água sai, levando com sigo os resíduos.

--> Espículas: Estruturas calcárias e silicosas, responsáveis pela sustentação do corpo.

 3°- Reprodução:

   O tipo de reprodução mais comum das esponjas é o brotamento: O animal adulto, maduro, produz brotos laterais que podem permanecer ligados ou se soltar, fixando-se no substrato, e vivendo de forma independente (reprodução assexuada). Porém algumas esponjas podem ser dióicas, ou seja, possuir os dois sexos e não ser hermafrodita. Nesse caso, os espermatozóides (gametas masculinos), são liberados na água, e alcançam outra esponja, onde há a fecundação destes com o óvulo, formando o zigoto, que evolui para a anfiblástula (larva flagelada que sai pelo ósculo e nada até se fixar no substrato, formando uma nova esponja).


<--- Podem viver em colônias  (Brotamento) 

ou

        Podem viver isolados -->




    Se quiser saber mais sobre esse filo, veja a seção Curiosidades futuramente para ver algumas coisas que os livros não dizem. Ok ?

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Inauguração !!!

1 Biocomentários

    Estamos felizes por anunciar que nosso blog acabou de sair da fase Beta e esta agora aberto a todos. Futuramente iremos começar nossas postagens.


    Iremos postar fotos, imagens, curiosidades, e tudo que você precisa saber sobre os mais divergentes seres e suas características.

    Agradecemos por todas as visitas.
 
footer